segunda-feira, 21 de maio de 2012

SURFYÔGA - por Letícia Portella

     Letícia Portella foto: Carol Beiriz

No ano 2000, de férias no Rio de Janeiro, conheci o Swásthya Yôga, atividade que era oferecida pela Osklen, na praia do Arpoador. Foi neste momento que também decidi trocar a prancha  de bodyboard pela  prancha de surf,  me encantando pelo lifestyle surfyôga. Foi desta experiência nas férias, no berço do surf brasileiro, que resolvi também mudar completamente minha vida, deixando para trás a faculdade de Pedagogia na Federal do RGS, para morar na cidade maravilhosa e começar também uma nova profissão, como instrutora de Yôga.

Essa mudança de cidade e escolha profissional me fez criar algo novo.  Minha rotina era surfar e estudar Yôga . As 6h  da manhã praticava na praia, surfava e depois começava os estudos . Eu estava vivendo um sonho, fazendo as duas coisas que mais gostava e ainda morando num lugar repleto de natureza.

O Yôga foi muito importante, me proporcionando base para enfrentar o surf com uma nova visão, agora em pé. Outras partes do meu corpo eram desenvolvidas: mais equilíbrio  na hora de dropar e uma nova consciência corporal  para execução das manobras. 

                                Leticia Portella - Surf no Arpex

A parte da respiração é um grande diferencial, os exercícios respiratórios aumentam incrivelmente a capacidade pulmonar. A mente fica mais tranquila nos momentos de pânico no mar. A respiração é muito importante num momento que se toma um caldo. 

As técnicas corporais desenvolvem a flexibilidade, o alongamento e o tônus muscular. Além disso, reduzem as lesões e contusões.
Outras técnicas, como a descontração, trabalham a visualização e a mentalização, o que é ótimo para atletas que disputam campeonatos. Desta maneira, eles conseguem imaginar seus objetivos antes e durante as baterias. Muitos atletas quando se machucam e estão na fase de recuperação, usam essa ferramenta como forma de treinamento.

E a mais importante de todas as técnicas é a concentração, que deixa o surfista mais atento às séries, observa o melhor posicionamento, escolhe as melhores ondas e evita quedas. 

                            Letícia no Arpoador Foto: Carol Beiriz

Sabendo da importância do Yôga como exercício que melhora a performace do surfista, comecei a treinar Eraldo Gueiros para a temporada de ondas grandes no Havaí.  O trabalho era bem específico desenvolvendo bastante a parte da concentração e respiração com objetivo de ampliar a capacidade pulmonar, que neste tipo de competição pode ser a diferença do surfista se manter vivo. O treino durou  5 meses e fazíamos 4 práticas por semana. 
Outro big rider que frenquentou minhas aulas foi Rodrigo Resende. Nesta época ainda não era comum o Yôga como preparação para o surf e big surf. Atualmente os atletas tops  o praticam, como o 11X campeão Kelly Slater
O centro de treinamento da Mormai - Arágua na praia Mole oferece Yôga para seus atletas e  as etapas do Super Surf e WQS em Saquarema  também já tiverem instrutores treinando os surfistas  antes das baterias.

A ligação com a natureza é que faz o surf e o Yôga serem dois estilos de vida que se combinam tanto. Um dos melhores lugares para se praticar  Yôga é ao ar livre, onde encontramos maior concentração de prána, que é a bioenergia que captamos quando respiramos. Ela é responsável por nos proporcionar mais vitalidade e dinamismo no corpo.

    Eraldo Gueiros em Jaws

Atualmente é grande o número de surfistas que utilizam o Yôga em suas vidas. Acredito que isso se deve ao fato de que tanto o verdadeiro Yôgi quanto o verdadeiro surfista, vivenciam essas duas atividades como um life style. O surfista não é só surfista quando está dentro d’água. Ele é fora também: cuida da praia, do mar e é mais consciente. O Yôgi também tem essa visão. Quando o Yôga surgiu na Índia há 5000 anos atrás, os praticantes cultuavam a natureza e se inspiravam nos movimentos das plantas e dos animais.

Galera,

Boas ondas e aguardem as séries de Yôga para antes do surf.


Swásthya!


SURFYÔGA  é a matéria de estréia de Letícia Portella e sua coluna "Soulight"especial para Surfingmoon mag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário