terça-feira, 5 de junho de 2012

GOLFINHO, JOELHINHO, DUCK DIVE



Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o  primeiro desafio de um surfista não é ficar em pé na prancha sobre a onda, e sim,  passar com a prancha por debaixo dela.

No Brasil, esse movimento de furar a onda com a prancha,  é conhecido como "golfinho" ou "joelhinho" e é a primeira manobra que um surfista deve aprender e aplicar com perfeição,  para uma boa performance em um dia de boas ondas.

Em inglês, essa manobra é conhecida como "duck  dive" (o "mergulho do pato") pois imita a técnica desse animal em lançar seu corpo sob a água aproveitando a energia em movimento, voltando com precisão á superfície.


 O duck dive consite em 3 movimentos:


1- Remar bem forte, com o bico para o outside,  diante de uma onda que pretende quebrar na sua cabeça - Mesmo sentindo vontade de virar o bico, ou soltar a prancha, esse é o momento de remar para ela buscando a energia espiral que vai ajudar seu corpo a passar de baixo do cilindro bem na zona de impacto.

2- Agarrar as duas bordas e baixar o bico o mais fundo possível com os dois braços. Na sequência usar os joelhos, ou os pés, para afundar a rabeta da prancha.

     foto: Simon Williams

3- Mergulhar como o pato, primeiro o topo da cabeça, depois peito, quadril e pernas até grudar na prancha, depois segurar o bico, apontar para a superfície e esperar que a prancha te puxe de volta.

Se essa técnica for executada aproveitando a energia espiral, ao invés de te varrer a onda vai alavancar sua corrida rumo ao outside. Mesmo existindo essa energia á favor, é necessário muita força nos braços e a respiração adequada para encontrar o timming ideal para furar as ondas em um dia de swell grande, mas se existe uma maneira de se dar bem nesse dias, fica a dica: invista na perfeição do seu duck dive.

foto : Murray Mitchell

Nenhum comentário:

Postar um comentário