domingo, 29 de abril de 2012

Bikini - Uniforme de surfista


Nós surfistas, somos fãs de biquínis. Nada melhor do que surfar com o corpo livre, sentindo a temperatura da agua, a prancha como extensão do corpo, em contato direto com o mar  sem nada agarrando em seus braços ou prendendo seus movimentos.

                                         Maya Gabeira livre, leve e eficiente

Assim é a sensação de surfar de bikini. (no português correto: biquíni mas a gente adora a versão em inglês)

Algumas surfistas não gostam dessa prática (ou são impedidas pelos namorados) por considerarem o outside como um ambiente muito masculino para "exibir o corpo", mas a verdade é que se a garota tem atitude e está lá fora para pegar ondas, ela se torna mais um competidor, e cria automaticamente com os surfistas uma relação de rivalidade e respeito (com dosagens variantes).

Tudo bem que no calor os meninos tem a vantagem de surfar sem camisa, mas ás vezes, por causa dos pelos que grudam na parafina, a sensação nem é tão agradável. Já para nós mulheres, que temos o corpo lisinho, a sensação de dropar uma onda vestindo apenas essas duas eficientes mínimas partes, é de liberdade plena, como nos filmes de ação,  mas é o climax da vida real.

                                         Cena do filme "Blue Crush"

Os melhores biqínis para a prática de surf são aqueles que vestem perfeitamente o corpo, dando sustentação para que nada saia do lugar. Por incrível que pareça o modelo "curtininha" é o mais eficiente para a maioria dos corpos, porque é ajustável. A parte de baixo pode ou não ser ajustável, mas os modelos pequenos e fio-dental não são os mais adequados.

Porém, quando somos iniciantes, o uso de shorts e lycras e até do neopranes fornecem uma proteção extra, não só para o frio mas também para as quedas, raladas na areia e no choque com outras pranchas e principalmente com a própria prancha, que são muito comuns no estágio inicial. Sem falar que as lycras economizam protetor solar e o meio ambiente.
 
Dica para a surfista: Verdade que devido á sensibilidade na nossa pele ás vezes a parafina dá uma raladinha na barriga, no joelho, nas cochas....Mas nada que uma lycra, ou um pouco de vasilina no local de atrito,  não resolva. Aproveite também para perceber onde você está colocando a sua força, onde está sobrecarregado, porque está machucando, onde está tendo contato de mais ou de menos na prancha, onde você encosta, não enconta, etc... Tudo isso vai ajudar você a encontrar o seu ponto de equilíbrio e entrar em harmonia com sua prancha.

                                      Cassia Bianco, sua editora da SurfingMoon
                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário