segunda-feira, 14 de maio de 2012

Especial Feminino - Billabong Rio Pro 2012

surfing moonStephanie Gilmore, Arpoador. Billabong Pro Rio 2012

A fórmula para garantir o público do surf feminino aínda não foi descoberta e a audiência continua muito baixa comparada a do surf masculino. No entanto, algumas regras universais do drama, servem para prender o espectador até o fim da história.

A etapa feminina do Billabong Pro Rio, reuniu alguns desses elementos dramáticos que tornam um campeonato emocionante até o final.

surfing moon
1- Duelo de titãs: Antagonistas,  as aussies Stephanie Gillmore (líder do ranking) e  Sally Fitzgibbons (segunda no ranking) teriam se encontrado na grande final  se Stephanie,   não tivesse caído  nas quartas de final,  diante de uma inspirada Coco Ho.

2 - Ressurge uma estrela: Acompanhada pelo pai, o lendário Michael Ho, a competidora Coco parecia "non-stopble" rumo á conquista da etapaVinda de uma série de resultados ruins, ela também lutava para recuperar a posição entre as top 10 do mundo.

3 - Fator surpresa: A novata do Hawaii Alessa Quizon,  chegou devarzinho e foi ganhando destaque na etapa. A garota ganhou seu "wild card" (direito de participar como convidada do evento de elite) nas triagens da competição e mostrou que merece estar entre as melhores do mundo,  perdendo apenas nas semi-finais para Coco Ho. Em sua participação meteórica,  foi responsável por deixar o  Hawaii com 3 representantes nas finais, que até então estavam sendo dominadas pela Austrália.

surfingmoon.com
    Alessa Quizon, Arpoador/RJ

  A Semifinal Havaiana - Coco Ho X Alessa Quizon

Havia muia expectativa para essa bateria puramente havaiana. De um lado Coco Ho em alta performance. De outro a representante da novíssima geração Alessa Quizon, destruindo tudo o que via pela frente.

Alessa entrou disposta, imprimindo logo o rítimo,  com um surf muito plástico. Sua posição como "wild card" a permitia surfar livremente, sem nenhuma pressão emocional. Mas Coco tinha o peso da responsabilidade de batalhar pela etapa para se manter confortavelmente no tour e acabou derrubando o estiloso "nada a perder" da novata com a manobra mais radical da bateria.



     Coco Ho,  na briga pelo título da etapa

 A Semifinal de Vice-líders - Sally Fitzgibbons X Carissa Moore

 No ano passado, com Stephanie Gilmore fora da briga,  Sally e Carissa foram antagonistas na briga pelo título do  WCT 2011 que acabou coroando Carissa Moore como a primeira havaiana campeã mundial em 30 anos de história, desde Margot Godfrey-Oberg em 81.

Agora em 2012,  as duas continuam na briga pelo título, sendo Sally em segundo e Carissa em terceiro, com Stephanie na liderança.

     Carissa Moore, quebrando tudo!

Foi a bateria mais tensa até então,  com Carissa tendo basicamente sua última chance de encostar em Sally e disputar o bicampeonato mundial. Sally por sua vez,  precisava da vitória  na etapa para literalmente colocar a sua compatriota Stephanie Gilmore contra a parede e conquistar uma  posição muito próxima do tão sonhado título.

Carissa demonstrou calma, jogando manobras extremas liderando a bateria por um bom tempo com duas boas ondas na casa dos 7 (7.33 e 7.83).  Sally buscou encontrar as ondas certas surfando no seu estilo super clean, o que lhe deu a maior nota da bateria, um 8.

A nota foi insuficiente para bater Carissa, mas a deixava vulnerável pois Sally aínda tinha a chance de trocar um 5.33, tarefa nada impossível para miss Fitzgibbons que logo encontrou uma onda da série e conseguiu virar o jogo, avançando para a final com Coco Ho.

A Final  - Hawaii X Austrália - Coco Ho X Sally Fitzgibbons

Sally impediu a final havaiana entre as amigas Carissa Moore e Coco Ho, mas passou um sufoco na final com Coco Ho segurando a vitória com um high score (8.43). Faltando apenas 8 minutos para o fim, Coco usou erroneamente a sua prioridade para surfar uma onda que não foi suficiente para trocar um 5.40 e deixou Sally com a prioridade que ela usou faltando 3 minutos para o final onde conseguiu uma onda grande o suficiente para dar o troco em Coco, com um high score á altura e garantir sua vitória na etapa.


surfing moon photo

    Sally Fitzgibbons, brilha com vitória no Brasil

A grande vitória

A vitória de Sally no Billabong Pro Rio,  foi um resultado estratégico na definição do título feminino, de 2012.  Com a conquista dessa etapa, Sally mostrou ter foco de campeã, encontrando a líder Steph no topo (que estava isolada na liderança do WCT) faltando apenas duas etapas do fim da temporada e selando assim,  a rivalidade "homem a homem" entre a dupla australiana,  na disputa pelo título mundial de 2012.

Mas além da disputa acirrada pelo título, existem muitas surfistas boas quebrando no tour, a maioria com surf o suficiente para vencer uma etapa. Faltam duas etapas até o fim da temporada 2012 feminina e muita coisa pode acontecer.

Além disso, várias surfistas brilham em uma só etapa do mundial, como essa do Rio onde se destacaram Sally, Coco, Carissa e Alessa, mas tiveram outras performances geniais como a da americana Lakey Peterson que teve a nota maior do evento, Steph Gilmore e Laura Enever em grande estilo, e a francesa Pauline Ado,  comemorando sua melhor participação no tour em 2012.

Afinal, mais do que uma grande vitória, o publico quer uma grande história!

Matéria Cassia Bianco,  fotos Zeca,  produção Letícia Portella, especial para Surfing Moon surfmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário